Hotel Fazenda Areia que Canta

Águas de São Pedro - Valor Terapêuticas das Águas

Apresentação, história, brasão, curiosidades, eventos tradicionais, hino, SPA Thermal e suas águas medicinais que fazem da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro, um lugar especial por natureza.


Não deixe de ver: mapa de acesso rodoviário e mapa turístico



Valor Terapêutico das Águas

"Não é de hoje que se conhece o extraordinário valor terapêutico das águas de São Pedro. Possuindo raras virtudes medicinais, confirmadas por análises rigorosas e pelos resultados obtidos por doentes de todas as partes do país, aquelas águas gozam de excepcional reputação. As fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles proporcionam benefícios de três estações hidrominerais diferentes, coincidência tanto mais valiosa quando se leva em linha de conta a localização geográfica da estância, a poucas horas desta Capital. E o número de aquistas, aumentando dia a dia, constitui um índice expressivo dos benefícios que lá são colhidos.

As magníficas instalações que atualmente se erguem em "Águas de São Pedro" representam um esforço hercúleo, nascido da necessidade de se proporcionar assistência e conforto indispensáveis aos que vão em busca das milagrosas águas, evitando assim longas caminhadas diárias e auxiliando com os recursos da ciência moderna a obtenção de resultados mais amplos. Foi nessa obra grandiosa que se empenharam os irmãos Andrade. E o resultado aí está. Onde até há pouco existiam apenas jatos de água erguem-se agora majestosas instalações. A miraculosa dádiva da Natureza encontra no esforço humano uma réplica à sua altura.

Graças a isso, os aquistas encontram em "Águas de São Pedro" conforto e recursos somente comparáveis aos das grandes cidades, com a vantagem de não existirem lá os inconvenientes próprios das grandes aglomerações humanas. Para cura, passeio ou repouso, há ambiente apropriado. Nada mais se pode desejar".
(Do "Diário de São Paulo", de 20-11-1940)

Quadro Demonstrativo da Riqueza Mineral das Águas (ml/l)

Compostos Fonte Juventude Fonte Gioconda Fonte Almeida Salles
Hidrogênio Sulforado Livre (H2S) 4,0 - -
Cloreto de Sódio (NaCl) 1,318 94,1 1265,0
Sulfureto de Sulfidrato de Sódio (NaHS) 45,5 - -
Sulfato de Cálcio (CaSO4) 4,7 23,8 3,0
Sulfato de Potássio (K2SO4) 6,5 5,6 1,4
Sulfato de Magnésio (MgSO4) 4,0 9,5 -
Sulfato de Sódio (Na2SO4) 79,6 429,0 -
Tiosulfato de Sódio (Na2S2O3) 22,7 - -
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) 5,37 248,0 555,0
Bicabornato de Potássio (KHCO3) - - 6,4
Carbonato de Sódio (NaCO3) 70,7 44,1 88,5
Metaborato de Sódio (NaBO2) 26,9 20,8 26,6
Fosfato Dissódico (Na2HPO4) 2,4 0,06 6,2
Bicabornato de Magnésio (Mg(HCO3)2) - - 3,7
Bicarbonato Ferroso (Fe(HCO3)2) 0,2 0,4 0,2
Silica (SiO2) 16,0 19,0 18,5
Óxido de Alumínio (Al2O3) 2,2 1,5 1,5
Índice de Alcalinidade 65,0 32,0 75,0
Temperatura 32,3 27,0 27,0
pH 9,1 8,3 8,5

Teor Medicinal e Suas Indicações Terapêuticas

Fonte da Juventude (água sulfurosa):indicada para o tratamento de: reumatismo, diabetes, alergia, asma, colites, moléstias de pele, intoxicação e inflamação. Deve-se tomar de 50 ml a 80 ml em pequenos goles longe das refeições. Usada também para banho de imersão;

Fonte Gioconda (água sulfatada sódica radioativa - alcalino-bicarbonatada): indicada para tratamento de: fígado, vesícula biliar e intestinos. Prepara o organismo para as refeições. Deve-se tomar de 50 ml a 80 ml, 1h antes das refeições.

Fonte Almeida Salles (água bicarbonatada sódica - alcalino-ferrosa): indicada para o tratamento de: azia, excesso de acidez gástrica, diabetes e cálculos renais. Deve-se tomar de 50 ml a 80 ml, após as refeições.

Cuidado nos banhos:

- Gestantes: até o terceiro mês de gravidez não deverão utilizar-se dos banhos devido a problemas de pressão.

- Período menstrual: mulheres durante os três primeiros dias do seu período menstrual não deverão fazer uso dos banhos sulfurosos devido à estimulação do aumento do fluxo.

- Cirurgias recentes: pessoas que tenham sofrido cirurgias recentes (quinze dias) não deverão fazer uso dos banhos para evitar complicações na cicatrização.

- Febre: pessoas febris não deverão utilizar-se dos banhos devido à temperatura da água, que estimula o aumento da temperatura do corpo.

- Após as refeições: os banhos não deverão ser tomados após as refeições devido à densidade da água, que poderá causar complicações durante a digestão.